Compartilhar
Informação da revista
Vol. 84. Núm. 6.
Páginas 673-674 (Novembro - Dezembro 2018)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 84. Núm. 6.
Páginas 673-674 (Novembro - Dezembro 2018)
Editorial
Open Access
BJORL: moving forward, always
BJORL: seguindo em frente, sempre
Visitas
4743
Wilma Terezinha Anselmo‐Limaa,
Autor para correspondência
wtalima@fmrp.usp.br

Autor para correspondência.
, Shirley Shizue Nagata Pignatarib
a Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
b Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina (EPM), Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo

Quando decidimos escrever o último editorial da edição deste ano do BJORL, despertas pelo compromisso, lembramo‐nos dos editoriais de 2013 e fomos reler o que nossos amigos escreveram comemorando os 80 anos. Chamou atenção o do Dr. Sady,1 brilhante, crítico e analítico, propositivo com a premissa de ruptura entre o ciclo vicioso em que incorríamos ou estávamos sugestionados e o ciclo virtuoso que o futuro próximo nos obrigava a proceder para corrigir distorções e seguir em frente. Mas, paradoxalmente, esse imperativo dos próximos passos nos obrigou a olhar para trás. Simplesmente para olhar para uma história de 85 anos, não para inventariar erros. Recorremos então aos editoriais pregressos dos nossos colegas, pois com idealismo e competência, sem exceção, nos contaram a trajetória e desafios superados que, em última análise, construíram e nos contam a história do nosso BJORL.2–4 Foi então que visualizamos a abrangência da imensidão desafiadora de condensar essa história em algumas páginas sem desmerecer nomes, fatos e atitudes. Mais ainda, reafirmar as diretrizes de continuidade conforme propostas pelo Dr. Sady,1 para algum colega também reconhecer, anos mais tarde, ser a história mais importante a que ele estiver escrevendo no momento, porque é sequente ao que hoje fazemos e ao que fizeram antes, antes de nós todos. Ao mesmo tempo, percebemos estar a grandeza de nossa história já documentada em si mesma, expressa por si só nas várias edições que materializam os 85 anos do pensamento e das práticas dos colegas profissionais de nossa especialidade no Brasil, resta‐nos apenas compilar, humildemente, alguns fatos e autores dessa trajetória. Ratificamos tudo o que foi feito e reiteramos tudo o que se propôs, se propõe e se fará daqui para frente. Assim o nosso trabalho se fez mais simples.

De onde viemos, o quê foi feito, para onde vamos? Idealizada e fundada em 1933 pelos Drs. Mário Otoni de Rezende e Homero Cordeiro, a Revista Oto‐Laryngológica de São Paulo principiou como veículo impresso das discussões acadêmicas da Sociedade Médica de São Paulo e, posteriormente, já com o nome de Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, porta‐voz para os artigos específicos dos otorrinolaringologistas de todo o Brasil. Na década de 60 do século passado, com a institucionalização dos cursos de pós‐graduação pelo MEC, os órgãos governamentais gerenciadores desses cursos, como a Capes e o CNPq, passaram a exigir que os estudos e pesquisas resultantes fossem publicados em periódicos de abrangência internacional, indexados e com fator de impacto (FI) determinado, para que lhes fossem atribuídos notas em um ranking nacional e, assim, assegurar financiamento público para pesquisas nos cursos e bolsas de estudo para os pesquisadores. Essa era uma condição imprescindível para o fomento das pesquisas e, ao mesmo tempo, um imperativo aos periódicos científicos que se desdobravam para sobreviver na terra tupiniquim.2–6

À revelia da coerência na forma dessas exigências, bastante discutível e criticada, esse fato tornou‐se um divisor de águas para a trajetória da revista. Foi a partir delas que se denota um aprimoramento na editoração e qualidade da revista e dos artigos publicados. Resultado dos esforços memoráveis das diretorias que se sucederam, gradativamente a revista foi indexada pelo SciELO Lilacs e Experta Medica. Em 2005 estávamos no PubMed e Medline, quando começamos a usar um título em inglês junto ao título em português. Em 2011 fomos indexados pelo Institute for Scientific Information (ISI). Estamos hoje nos bancos de dados e de consulta bibliográfica desses indexadores internacionais.

Paralelamente ao dificultoso processo de indexação, a perseverança dos editores foi ainda mais instigada com as necessárias mudanças estruturais em todo o processo de elaboração da revista. A principal foi a criação de uma plataforma original de editoração, hoje usada até por outros periódicos do país. Foram digitalizadas todas as edições anteriores à indexação e hoje estão disponíveis à pesquisa na página eletrônica da revista. O advento da informatização e as “maravilhas” da internet resultaram, entre outros corolários, num crescente número de submissões e, por conseguinte, em maior rapidez na avaliação e aprovação dos artigos e, assim, na maior exposição da revista no exterior. Por sua vez, essa última consequência trouxe consigo a necessidade de que a revista fosse também publicada em inglês, para que fosse distribuída in natura nas principais universidades do exterior. Assim nasceu, em 2009 o Brazilian Journal of Otorhinolaryngology – BJORL (registrado no ISSN). Hoje somos, em nossa especialidade, a revista mais importante na América Latina. No exterior nossa presença está consolidada, atingimos uma posição privilegiada e impensável há décadas. Hoje, nosso fator de impacto (FI) é de 1,412, e só quem sabe das dificuldades para se atingir esse pequeno índice atribuído pelo ISI (Institute for Scientific Information) é capaz de dimensionar sua importância. Ocupamos, segundo o Journal Citation Reports, a 25ª posição entre as revistas da especialidade no mundo. Temos uma história ascendente, isso é inegável.

No entanto, caminhar a passos largos para atingir os mesmos níveis de excelência das revistas americanas e europeias não implica acreditar que estamos no caminho certo e que vamos atingir esse objetivo. Nossa responsabilidade aumenta na mesma proporção dos desafios que irão se impor ao longo dos próximos anos, desde a fluidez e transitoriedade das políticas governamentais até a formação/capacitação dos nossos especialistas em diversos cursos deste país continental. Como já avaliava o Dr. Sady1 em seu editorial, ainda estamos muito longe do ideal. Precisamos criar mecanismos oficiais para consolidar novos grupos de pesquisadores nacionais com inserção internacional. Precisamos estimular a produção científica, fomentar as pesquisas básicas na especialidade por este Brasil afora. Precisamos compromissar os diversos cursos de pós‐graduação com os objetivos e padrões do BJORL e que esse por sua vez também eleve seu nível de exigência criteriosa para publicações em direção à mesma excelência que nos é cobrada lá fora, aprimore seu corpo editorial, capacite continuamente seus revisores, implante outras ferramentas que nos direcionem à qualidade total.

Enfim, hoje temos outros caminhos e outras inquietações, mas o mesmo objetivo de 85 anos atrás: tornar o BJORL um veículo de referência, nacional e internacional. A história se faz assim, com passos longos. Ela nos orienta sobre o ponto de partida, não o ponto de chegada. Esse será esclarecido com os imperativos temporais do futuro. Talvez tenhamos saído de nossa adolescência e hoje vivemos nossa segunda idade. Outras décadas virão. Com certeza.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
S.S. Costa.
Changing cycles: the necessary rupture to achieve excellence.
Braz J Otorhinolaryngol, 81 (2015), pp. 1-3
[2]
R.F. Bento.
BJORL – its history until 1996.
Braz J Otorhinolaryngol, 79 (2013), pp. 129-131
[3]
H.O. Costa.
Read for 80 more years.
Braz J Otorhinolaryngol, 79 (2013), pp. 263-265
[4]
J.F. de Mello Júnior.
Brazilian Journal of Otorrhinolaryngology – a landmark.
Braz J Otorhinolaryngol, 79 (2013), pp. 407
[5]
S. Caldas Neto.
The soul of octogenarian BJORL.
Braz J Otorhinolaryngol, 79 (2013), pp. 528
[6]
A.N. Crespo, A.C. Guimarães.
Otorrhinolaryngology without borders.
Braz J Otorhinolaryngol, 79 (2013), pp. 651-653

Como citar este artigo: Anselmo‐Lima WT, Pignatari SS. BJORL: moving forward, always. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:673–4.

Copyright © 2018. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.