Compartilhar
Informação da revista
Vol. 88. Núm. 3.
Páginas 358-364 (Maio - Junho 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Visitas
28361
Vol. 88. Núm. 3.
Páginas 358-364 (Maio - Junho 2022)
Artigo original
Open Access
Eficácia da quimioluminescência no diagnóstico e rastreamento de câncer oral e pré‐câncer: uma revisão sistemática e metanálise
Visitas
28361
Do Hyun Kima, Jaeyoon Leea, Min Hyeong Leea, Sung Won Kima, Se Hwan Hwangb,
Autor para correspondência
yellobird@catholic.ac.kr

Autor para correspondência.
a The Catholic University of Korea, College of Medicine, Seoul St. Mary's Hospital, Department of Otolaryngology‐Head and Neck Surgery, Seul, Coréia
b The Catholic University of Korea, College of Medicine, Bucheon St. Mary's Hospital, Department of Otolaryngology‐Head and Neck Surgery, Seul, Coréia
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (4)
Mostrar maisMostrar menos
Material adicional (1)
Resumo
Introdução

A detecção precoce de distúrbios orais potencialmente malignos é fundamental para um bom prognóstico e não está claro se o uso da quimioluminescência como método auxiliar de triagem diagnóstica melhora a eficácia do diagnóstico.

Objetivo

Avaliar a precisão da quimioluminescência para o diagnóstico de câncer oral e pré‐câncer.

Método

Foram revisados 16 estudos prospectivos e retrospectivos dos bancos de dados PubMed, Cochrane, Scopus, Web of Science, Embase e Google Scholar. Os distúrbios da mucosa oral detectados por quimioluminescência foram comparados com os distúrbios da mucosa oral detectados pelo azul de toluidina ou pelo exame visual. Taxas de resultados verdadeiro‐positivos, verdadeiro‐negativos, falso‐positivos e falso‐negativos foram extraídas de cada estudo. A qualidade metodológica foi avaliada com a ferramenta Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies‐versão 2 (QUADAS‐2).

Resultados

Sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e odds ratio diagnóstico do uso do azul de toluidina foram 0,832 (intervalo de confiança de 95%: 0,692–0,917), 0,429 (IC95%: 0,217–0,672), 0,747 (IC95%: 0,607‐0,849) e 4,061 (intervalo de confiança 95%: 1,528‐10,796; I2=9,128%), respectivamente. A área sob a curva SROC, do inglês summary receiver operating characteristic, foi de 0,743. Comparada ao azul de toluidina, como usado em 12 estudos, a quimioluminescência apresentou uma sensibilidade mais alta (0,831 vs. 0,694) e especificidade (0,415 vs. 0,734), valor preditivo negativo (0,674 vs. 0,729) e odds ratio diagnóstico (3,889 vs. 7,705) mais baixos. Comparado com o exame clínico, como usado em três estudos, a quimioluminescência apresentou menor odds ratio diagnóstico (4.576 vs. 5.499) e área sob a curva (0,818 vs. 0,91).

Conclusão

Embora a quimioluminescência em si tenha boa sensibilidade para o diagnóstico de câncer oral e pré‐câncer, sua precisão diagnóstica é comparável ou pior do que o azul de toluidina e o exame clínico. A precisão do diagnóstico foi, portanto, insuficiente para o uso isolado confiável da quimioluminescência.

Palavras‐chave:
Neoplasias orais
Quimioluminescência
Condições pré‐cancerosas
Cloreto de tolônio
Texto Completo
Introdução

O câncer oral é um problema de saúde global, com crescentes taxas de incidência e mortalidade. No mundo todo, estima‐se que aproximadamente 300.000 pessoas tenham câncer oral.1 A progressão dos carcinomas epidermoides orais a partir de lesões orais potencialmente malignas (DOPM) está bem estabelecida.1 A detecção precoce de DOPM é fundamental para um bom prognóstico, mas o médico deve ter a capacidade de distinguir essas lesões das condições reativas e inflamatórias.2 Como as DOPM podem ser assintomáticas e ter uma aparência clínica benigna, pode ser difícil distinguir os distúrbios reativos ou inflamatórios (benignos) da mucosa oral.3 Portanto, atualmente vários testes diagnósticos auxiliares estão disponíveis, que facilitam a visualização de câncer oral e a detecção de DOPM.3 Entre esses, testes baseados em óptica, como quimioluminescência, têm sido usados para distinguir lesões pré‐malignas ou malignas do estado da mucosa.4 O ViziLite, que se baseia no princípio da iluminação quimioluminescente, é uma ferramenta diagnóstica recentemente introduzida para a triagem do câncer oral inicial.5 O comprimento de onda específico usado no ViziLite é absorvido pelas células normais e refletido pelas células anormais, devido à sua razão citoplasma/núcleo. Portanto, anormalidades atípicas da mucosa têm aparência branca brilhante.6 Entretanto, não está claro se o uso de métodos de rastreamento diagnóstico complementar melhora a eficácia do diagnóstico.4,7

Na presente revisão sistemática e metanálise, analisamos a eficácia da quimioluminescência no diagnóstico e triagem de câncer oral e pré‐câncer. Fizemos uma metanálise bivariada, que incluiu a comparação com o uso do azul de toluidina, e avaliamos a eficácia dos dois métodos para identificação de pacientes de alto risco.

MétodoConsiderações éticas

Este estudo de revisão não tratou participantes humanos. Portanto, nosso conselho de revisão institucional dispensou a necessidade de consentimento informado para esta revisão sistemática e metanálise.

Busca na literatura

Os estudos clínicos foram recuperados dos bancos de dados PubMed, Cochrane, Scopus, Web of Science, Embase e Google Scholar. O período de pesquisa foi desde a data de criação do banco de dados até o início de abril de 2020. Os termos de busca foram: chemiluminescence, dysplasia, oral precancer, oral cancer, oral carcinoma e tolonium chloride. Apenas artigos escritos em inglês foram revisados. As listas de referência dos artigos recuperados foram revisadas para garantir que nenhum estudo relevante fosse omitido. Todos os resumos e títulos dos estudos candidatos foram revisados por dois revisores independentes. Estudos que não abordaram a quimioluminescência no contexto do câncer oral foram excluídos.

Critérios de seleção

Os critérios de inclusão foram: 1) uso de quimioluminescência; 2) protocolo de estudo prospectivo ou retrospectivo; 3) comparação da quimioluminescência com o uso de azul de toluidina ou exame clínico; e 4) análises de sensibilidade e especificidade, bem como dados referentes à concordância interavaliadores. Os critérios de exclusão foram: 1) relatos de caso; 2) artigos de revisão; 3) diagnóstico de outros tumores (câncer de laringe ou tumores da cavidade nasal); e 4) falta de dados de quimioluminescência diagnóstica. A estratégia de busca está resumida na figura 1.

Figura 1.

Resumo da estratégia de pesquisa.

(0,18MB).
Extração de dados e avaliação de risco de viés

Formulários padronizados foram usados para coletar todos os dados. A precisão do diagnóstico (isto é, o odds ratio do diagnóstico [DOR]),3–18 curva SROC (summary receiver operating characteristic) e áreas sob a curva (AUCs) foram analisadas. O desempenho diagnóstico da quimioluminescência foi comparado com o desempenho do azul de toluidina (AT)4–6,9,11–18 ou exame clínico.7,9,12

Os DORs foram calculados como (verdadeiros positivos/falsos positivos)/ (falsos negativos/verdadeiros negativos) com intervalos de confiança de 95% (IC95%), com modelos de efeitos aleatórios que consideraram a variação dentro e entre os estudos. Os valores de DOR variaram de 0 a infinito, valores mais altos indicaram melhor desempenho diagnóstico. Um valor igual a 1 indicou que não era possível inferir a presença ou ausência da doença. O logaritmo de cada DOR foi calculado para obter uma distribuição aproximadamente normal. A abordagem SROC foi usada na metanálise de estudos que relataram sensibilidade e especificidade. À medida que o poder discriminatório de um teste aumentava, a curva SROC se movia em direção ao canto superior esquerdo do espaço ROC (receiver operating characteristic), isto é, em direção ao ponto em que sensibilidade e especificidade eram iguais a 1 [100%]). A AUC variou de 0 a 1, valores mais altos indicaram melhor desempenho. Em todos os estudos, foram coletados dados sobre o número de pacientes, bem como os valores verdadeiros positivos, verdadeiros negativos, falsos positivos e falsos negativos; esses foram usados para calcular as AUCs e DORs. A qualidade dos estudos foi analisada com a ferramenta Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies (version 2; QUADAS‐2).

Análise estatística e medidas de desfechos

O software estatístico R (R Foundation for Statistical Computing, Viena, Áustria) foi usado para fazer as metanálises. As análises de homogeneidade foram então feitas com os valores estatísticos Q. Para facilitar a interpretação dos resultados, foram criados gráficos do tipo Forest plot para os valores de sensibilidade, especificidade e valores preditivos negativos, bem como as curvas SROC.

Resultados

Foram incluídos nesta metanálise 16 estudos, com 998 participantes. A avaliação do viés é mostrada na tabela 1 e as características dos estudos são mostradas na tabela suplementar 1.

Tabela 1.

Qualidade metodológica de todos os estudos incluídos

Referência  Risco de viésPreocupações com a aplicação
  Seleção de pacientes  Teste Índice  Padrão de referência  Fluxo e tempo  Seleção de pacientes  Teste Índice  Padrão de referência 
Ram (2005)  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Farah (2007)  Incerto  Baixo  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Epstein (2008)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Mehrotra (2010)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Roblyer (2010)  Baixo  Baixo  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Awan (2012)  Baixo  Baixo  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Sharma (2011)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Mojsa (2012)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Rajmohan (2012)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Ujaoney (2012)  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Vashisht (2014)  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Kammerer (2015)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Awan (2015)  Incerto  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Chainani‐Wu (2015)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Chaudhry (2016)  Baixo  Baixo  Unclear  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Shukla (2018)  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo  Baixo 
Precisão diagnóstica da quimioluminescência

Esta análise revisou 16 estudos prospectivos e retrospectivos. O DOR da quimioluminescência foi de 4,061 (IC 95% 1,528‐10,796; I2=9,128%) e o logDOR foi de 1,401 (0,424‐2,379) (fig. 2). A área sob a SROC foi de 0,743. Os valores de sensibilidade, especificidade e preditivos negativos foram 0,849 (0,692‐0,917), 0,429 (0,217‐0,672) e 0,747 (0,607‐0,849), respectivamente (fig. 3). A correlação entre a sensibilidade e taxa de falsos positivos foi de 0,375, o que indicou ausência de heterogeneidade. A área sob a SROC foi de 0,70 a 0,80, sugeriu uma precisão diagnóstica moderada (fig. 4).

Figura 2.

Gráfico do tipo Forest plot dos odds ratios diagnósticos dos estudos incluídos.

(0,2MB).
Figura 3.

Gráficos do tipo Forest plot da sensibilidade, especificidade e valores preditivos negativos dos estudos incluídos.

(0,26MB).
Figura 4.

Área sob a curva SROC (Summary Receiver Operating Characteristic) dos estudos incluídos.

(0,11MB).
Comparação da quimioluminescência com azul de toluidina e exame clínico

Comparada com o azul de toluidina, como usado em 12 estudos, a quimioluminescência apresentou uma sensibilidade mais alta (0,831 vs. 0,694) e mostrou especificidade (0,415 vs. 0,734), valor preditivo negativo (0,674 vs. 0,729) e DOR (3,889 vs. 7,705) mais baixos (tabela 2). Em comparação com o exame clínico, como usado em três estudos, a quimioluminescência apresentou sensibilidade (0,896 vs. 0,960), especificidade (0,301 vs. 0,132) e valor preditivo negativo (0,565 vs. 0,733) semelhantes; apresentou menor DOR (4.576 vs. 5.499) e AUC (0,818 vs. 0,91) (tabela 3). Esses resultados indicam que a quimioluminescência tem poder diagnóstico semelhante ao do exame clínico isolado. Além disso, as metodologias que usam quimioluminescência e azul de toluidina tenderam a ser complementares, dados os padrões recíprocos de sensibilidade e especificidade dos dois testes.

Tabela 2.

Quimioluminescência e azul de toluidina: dados agrupados e comparação com base em 12 estudos

  Quimioluminescência  Azul de toluidina  p‐valor 
Sensibilidade  0,831 (0,668; 0,923)  0,694 (0,562; 0,800)  p<0,0001 
Especificidade  0,415 (0,195; 0,674)  0,734 (0,588; 0,842)  p<0,0001 
Valor preditivo negativo  0,674 (0,533; 0,789)  0,729 (0,496; 0,881)  p<0,0001 
DOR  3,891 (1,639; 9,240)  7,705 (3,486; 17,030)  p<0,0001 
AUC  0,727 (EP=0,028)  0,77 (EP=0,0263)  p=0,1851 

DOR, odds ratio diagnóstico; AUC, área sob a curva; EP, erro‐padrão.

Tabela 3.

Quimioluminescência e azul de toluidina: dados agrupados e comparação com base em três estudos

  Quimioluminescência  Exame Clínico  p‐valor 
Sensibilidade  0,896 (0,503; 0,987)  0,960 (0,850; 0,990)  p=0,1707 
Especificidade  0,301 (0,006; 0,497)  0,132 (0,003; 0,85)  p=0,2797 
Valor preditivo negativo  0,565 (0,066; 0,960)  0,733 (0,409; 0,916)  p=0,8228 
DOR  4,576 (0,049; 426,789)  5,499 (0,235; 128,544)  p <0,0001 
AUC  0,818 (EP=0,0284)  0,91 (EP=0,0197)  p=0,0081 

DOR, odds ratio diagnóstico; AUC, área sob a curva; EP, erro‐padrão.

Discussão

Uma revisão sistemática feita em 2016 por Nagi et al.19 avaliou as capacidades dos sistemas de detecção baseados em luz (por exemplo, ViziLite) para detectar câncer e lesões pré‐cancerígenas. Os tamanhos das amostras dos estudos incluídos variou entre 30 e 126 pacientes (média de 67 pacientes por estudo). A sensibilidade relatada do ViziLite para a detecção de câncer e lesões pré‐cancerígenas variou de 7,1% a 100%; a especificidade variou de 0% a 27,8%.19 Os autores concluíram que os dispositivos baseados em quimioluminescência são ferramentas de triagem simples e não invasivas para a avaliação da mucosa oral, embora essas técnicas apresentem capacidade limitada para identificar lesões de alto risco.

Entretanto, houve alguns problemas com os métodos usados na análise anterior. A revisão narrativa de Nagi et al.19 foi baseada em resultados de estudos individuais, em vez de uma abordagem de metanálise. O efeito geral da quimioluminescência na precisão diagnóstica não pode ser avaliado com métodos descritivos, embora os resultados de estudos individuais tenham sido fornecidos em detalhes. Além disso, desde a publicação dessa revisão, oito estudos adicionais foram publicados. No presente estudo, fizemos uma metanálise de todos os estudos apropriados publicados até o momento. O azul de toluidina é a ferramenta adjuvante mais frequentemente usada na avaliação de distúrbios neoplásicos da mucosa oral;3 além disso, o exame visual convencional e a avaliação tátil de toda a cavidade oral permanecem como o padrão‐ouro para a identificação de lesões da mucosa oral.9 Nossa metanálise bivariada incluiu comparações detalhadas da quimioluminescência com outras ferramentas diagnósticas.

Em nosso estudo, a quimioluminescência demonstrou uma sensibilidade combinada de 0,849, especificidade combinada de 0,429, valor preditivo negativo combinado de 0,747 e AUC de 0,743. A área sob a curva SROC estava na faixa de 0,70 a 0,80, o que sugeriu uma precisão diagnóstica moderada. Na comparação direta da quimioluminescência com o azul de toluidina, a diferença na sensibilidade foi estatisticamente significante (p <0,05). Esses resultados indicaram que, em um paciente com lesão neoplásica óbvia, não há diferença entre quimioluminescência e azul de toluidina; no entanto, quando a triagem por azul de toluidina gera achados negativos de neoplasia, a quimioluminescência é mais sensível para a identificação de lesões suspeitas. A alta sensibilidade da iluminação quimioluminescente pode ser atribuída ao aumento do brilho e clareza das lesões orais, o que aumenta a probabilidade de identificar uma lesão que pode passar despercebida em um exame‐padrão feito por clínicos gerais.9 Assim, a quimioluminescência seria mais eficaz do que o azul de toluidina na identificação de lesões não sintomáticas e clinicamente obscuras.5

Entretanto, a quimioluminescência exibiu especificidade significantemente menor em comparação ao azul de toluidina. Esse resultado indica que a quimioluminescência pode ser inespecífica; além disso, diferentemente do azul de toluidina, a quimioluminescência não identifica os locais de biópsia.5 Um estudo anterior de Ram e Siar5 revelou que os testes de quimioluminescência não conseguem distinguir entre doença benigna da mucosa oral, doença inflamatória, potencialmente maligna e maligna.5 Devido à baixa especificidade, as misturas quimioluminescentes incluem uma pré‐lavagem com ácido acético para remover as camadas de detritos e glicoproteínas, aumentam assim a penetração e a reflexão da luz. No entanto, sabe‐se que o ácido acético causa desidratação celular e coagulação de proteínas, o que reduz a transparência epitelial. Essa redução da transparência pode causar a aparência acetobranca das lesões de cor branca.19 Além disso, o uso de uma pré‐lavagem com ácido acético estimula a secreção da glândula salivar. Isso resulta em refletividade significativa da superfície da mucosa, dificulta a identificação dos limites da lesão.4 Nossas análises indicaram que a confiança nos métodos diagnósticos por quimioluminescência pode resultar em muitos procedimentos desnecessários de biópsia ou contribuir para altas taxas de referência e excesso de tratamento.8

As ferramentas clínicas podem ajudar a visualizar lesões orais suspeitas que não podem ser facilmente identificadas em exames orais convencionais.12 No entanto, a triagem por quimioluminescência fornece precisão diagnóstica (sensibilidade e especificidade) semelhante à do exame clínico.12 A incapacidade de detectar algumas lesões de cor vermelha pode explicar parcialmente a ausência de um efeito benéfico da quimioluminescência, em comparação com o exame clínico. Além disso, a triagem por quimioluminescência envolve várias limitações, como a necessidade de um ambiente escuro, alto custo, ausência de registro permanente (exceto por fotografias) e incapacidade de medir objetivamente os resultados da visualização. Essa visualização complementar fornece apenas informações sobre a largura da lesão. Notavelmente, a profundidade da lesão, que é o aspecto mais importante para prever o comportamento maligno, não pode ser avaliada com quimioluminescência.8 Os resultados do presente estudo também sugerem que a triagem por quimioluminescência não pode auxiliar na identificação de lesões malignas e potencialmente malignas na mucosa oral.

Esta análise teve várias limitações. Primeiro, incluiu apenas 16 estudos: oito da Índia e oito da Europa e América (combinados). Embora nosso estudo tenha demonstrado uma prevalência desigual de câncer oral (devido às altas taxas de câncer oral na Índia e no Paquistão),20 bem como uma prevalência desigual de suas características gerais e padrões de diagnóstico, o risco de viés associado à inclusão de um grande número de estudos de um único país foi baixo. Segundo, os dados combinados de sensibilidade e especificidade foram derivados principalmente de análises por paciente. Como os pacientes podem ser submetidos a várias biópsias de lesões suspeitas, as análises por lesão podem ser mais precisas para o diagnóstico. Entretanto, sete dos 16 estudos envolveram apenas análises por paciente.7–9,12,13,15,16 Portanto, estudos que usem controles rigorosos e procedimentos diagnósticos padronizados e experimentais são necessários para assegurar a utilidade diagnóstica da quimioluminescência em pacientes com câncer oral.

Conclusão

Embora a quimioluminescência em si tenha boa sensibilidade para o diagnóstico de câncer oral e pré‐câncer, a precisão diagnóstica da quimioluminescência é comparável ou pior do que a do azul de toluidina e o exame clínico. Portanto, os resultados desta metanálise indicam que não há benefício adicional a ser obtido da triagem por quimioluminescência versus testes de triagem convencionais que utilizam luz incidente padrão.

Financiamento

Esta pesquisa recebeu apoio do Programa de Pesquisa em Ciências Básicas da National Research Foundation of Korea (NRF) financiada pelo Ministério da Educação (2018R1D1A1B07045421), do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia Biológica e Médica da NRF, financiado pelo Ministério da Ciência e TIC (2018M3A9E8020856, 2019M3A9H2032424, 2019M3E5D5064110), e do Institute of Clinical Medicine Research of Bucheon St. Mary's Hospital, Research Fund (2017, 2018). Esta pesquisa também recebeu apoio através de uma concessão da E.N.T. Fund of the Catholic University of Korea (anos do programa 2017‐2018). Os patrocinadores não desempenharam qualquer papel no desenho do estudo, coleta e análise de dados, decisão de publicação ou preparação do manuscrito.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
F. Rahman, S.R. Tippu, S. Khandelwal, K.L. Girish, B.C. Manjunath, A. Bhargava.
A study to evaluate the efficacy of toluidine blue and cytology in detecting oral cancer and dysplastic lesions.
Quintessence Int., 43 (2012), pp. 51-59
[2]
L. Zhang, M. Williams, C.F. Poh, D. Laronde, J.B. Epstein, S. Durham, et al.
Toluidine blue staining identifies high‐risk primary oral premalignant lesions with poor outcome.
Cancer Res., 65 (2005), pp. 8017-8021
[3]
K. Awan, Y. Yang, P. Morgan, S. Warnakulasuriya.
Utility of toluidine blue as a diagnostic adjunct in the detection of potentially malignant disorders of the oral cavity ‐ a clinical and histological assessment.
[4]
K.H. Awan, P.R. Morgan, S. Warnakulasuriya.
Assessing the accuracy of autofluorescence, chemiluminescence and toluidine blue as diagnostic tools for oral potentially malignant disorders--a clinicopathological evaluation.
Clin Oral Investig., 19 (2015), pp. 2267-2272
[5]
S. Ram, C.H. Siar.
Chemiluminescence as a diagnostic aid in the detection of oral cancer and potentially malignant epithelial lesions.
Int J Oral Maxillofac Surg., 34 (2005), pp. 521-527
[6]
M. Rajmohan, U.K. Rao, E. Joshua, S.T. Rajasekaran, R. Kannan.
Assessment of oral mucosa in normal, precancer and cancer using chemiluminescent illumination, toluidine blue supravital staining and oral exfoliative cytology.
J Oral Maxillofac Pathol., 16 (2012), pp. 325-329
[7]
D. Roblyer, C. Kurachi, V. Stepanek, R.A. Schwarz, M.D. Williams, A.K. El-Naggar, et al.
Comparison of multispectral wide‐field optical imaging modalities to maximize image contrast for objective discrimination of oral neoplasia.
J Biomed Opt., 15 (2010), pp. 066017
[8]
C.S. Farah, M.J. McCullough.
A pilot case control study on the efficacy of acetic acid wash and chemiluminescent illumination (ViziLite) in the visualisation of oral mucosal white lesions.
[9]
J.B. Epstein, S. Silverman Jr., J.D. Epstein, S.A. Lonky, M.A. Bride.
Analysis of oral lesion biopsies identified and evaluated by visual examination, chemiluminescence and toluidine blue.
[10]
R. Mehrotra, M. Singh, S. Thomas, P. Nair, S. Pandya, N.S. Nigam, et al.
A cross‐sectional study evaluating chemiluminescence and autofluorescence in the detection of clinically innocuous precancerous and cancerous oral lesions.
J Am Dent Assoc., 141 (2010), pp. 151-156
[11]
N. Sharma.
Mubeen. Non ‐invasive diagnostic tools in early detection of oral epithelial dysplasia. J Clin Exp Dent, 3 (2011), pp. e184-e188
[12]
I. Mojsa, T. Kaczmarzyk, M. Zaleska, J. Stypulkowska, A. Zapala-Pospiech, D. Sadecki.
Value of the ViziLite Plus System as a diagnostic aid in the early detection of oral cancer/premalignant epithelial lesions.
J Craniofac Surg., 23 (2012), pp. e162-e164
[13]
S. Ujaoney, M.B. Motwani, S. Degwekar, V. Wadhwan, P. Zade, M. Chaudhary, et al.
Evaluation of chemiluminescence, toluidine blue and histopathology for detection of high risk oral precancerous lesions: A cross‐sectional study.
BMC Clin Pathol., 12 (2012), pp. 6
[14]
N. Vashisht, A. Ravikiran, Y. Samatha, P.C. Rao, R. Naik, D. Vashisht.
Chemiluminescence and Toluidine Blue as Diagnostic Tools for Detecting Early Stages of Oral Cancer: An invivo Study.
J Clin Diagn Res., 8 (2014), pp. Zc35-Zc38
[15]
N. Chainani-Wu, E. Madden, D. Cox, H. Sroussi, J. Epstein, S. Silverman Jr..
Toluidine blue aids in detection of dysplasia and carcinoma in suspicious oral lesions.
Oral Dis., 21 (2015), pp. 879-885
[16]
P.W. Kammerer, R.K. Rahimi-Nedjat, T. Ziebart, A. Bemsch, C. Walter, B. Al-Nawas, et al.
A chemiluminescent light system in combination with toluidine blue to assess suspicious oral lesions‐clinical evaluation and review of the literature.
Clin Oral Investig., 19 (2015), pp. 459-466
[17]
A. Chaudhry, M. Manjunath, D. Ashwatappa, S. Krishna, A.G. Krishna.
Comparison of chemiluminescence and toluidine blue in the diagnosis of dysplasia in leukoplakia: a cross‐sectional study.
J Investig Clin Dent., 7 (2016), pp. 132-140
[18]
A. Shukla, N.N. Singh, S. Adsul, S. Kumar, D. Shukla, A. Sood.
Comparative efficacy of chemiluminescence and toluidine blue in the detection of potentially malignant and malignant disorders of the oral cavity.
J Oral Maxillofac Pathol., 22 (2018), pp. 442
[19]
R. Nagi, Y.B. Reddy-Kantharaj, N. Rakesh, S. Janardhan-Reddy, S. Sahu.
Efficacy of light‐based detection systems for early detection of oral cancer and oral potentially malignant disorders: Systematic review.
Med Oral Patol Oral Cir Bucal., 21 (2016), pp. e447-e455
[20]
M. Junaid, A. Suhail, B. Umer, A. Nawaz, M. Ikram, Z.U. Sobani, et al.
Toluidine blue: yet another low‐cost method for screening oral cavity tumour margins in third world countries.
J Pak Med Assoc., 63 (2013), pp. 835-837

Como citar este artigo: Kim DH, Lee J, Lee MH, Kim SW, Hwang SH. Efficacy of chemiluminescence in the diagnosis and screening of oral cancer and precancer: a systematic review and meta‐analysis. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:358–64.

A revisão por pares é da responsabilidade da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico‐Facial.

Copyright © 2020. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
Material Suplementar
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.