Compartilhar
Informação da revista
Vol. 83. Núm. 5.
Páginas 606-607 (Setembro - Outubro 2017)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 83. Núm. 5.
Páginas 606-607 (Setembro - Outubro 2017)
Carta ao Editor
Open Access
Response to the Letter to the Editor regarding “Comparison of temporalis fascia muscle and full‐thickness cartilage grafts in type 1 pediatric tympanoplasties” by Yegin et al. (BrazJ Otorhinolaryngol. 2016;82:695–701)
Resposta à carta à editora sobre “Comparação de enxertos com fáscia do músculo temporal e cartilagem de espessura total em timpanoplastias tipo 1 em crianças” de Yegin et al. (Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:695‐701)
Visitas
5612
Yakup Yegin, Mustafa Çelik
Autor para correspondência
dr.mcelik@yahoo.com

Autor para correspondência.
Bakırköy Dr. Sadi Konuk Training and Research Hospital, Department of Otorhinolaryngology – Head and Neck Surgery, Istambul, Turquia
Conteúdo relacionado
Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:371-210.1016/j.bjorlp.2017.02.019
Zheng‐cai Lou
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo
Cara Editora,

Gostaríamos de agradecer ao Dr. Zheng‐cai Lou por seus comentários valiosos e precisos sobre o nosso artigo.1 Em primeiro lugar, os principais resultados da timpanoplastia pediátrica tipo 1 são as taxas de sucesso do enxerto e os resultados auditivos pós‐operatórios. Nossos resultados indicam que a taxa de sucesso do enxerto foi de 92,1% do grupo cartilagem, em comparação com 65% do grupo fáscia temporal, respectivamente. No grupo fáscia, o gap no pré‐operatório foi de 33,68±11,44dB e no pós‐operatório, de 24,25±12,68dB. No grupo cartilagem, o gap aéreo‐ósseo no pré‐operatório foi de 35,68±12,94dB e no pós‐operatório, 26,113±12,87dB. A taxa de sucesso anatômico do grupo cartilagem foi significativamente melhor do que a do grupo fáscia (p<0,01). Não houve diferença significativa nos resultados funcionais entre os grupos fáscia e cartilagem (p>0,05). A espessura da cartilagem tragal foi medida com precisão por um micrômetro e registada intraoperatoriamente. Uma parte de comprimento regular da cartilagem tragal foi excisada e a espessura da cartilagem tragal foi medida. A mensuração da espessura foi feita pelo mesmo cirurgião (YY). Todas as medidas foram repetidas pelo segundo cirurgião (MÇ) para evitar variações entre observadores. Três medidas foram feitas para evitar discrepâncias e resultados incorretos. As mensurações foram feitas nas partes superior, média e inferior da cartilagem tragal. A espessura média da cartilagem tragal foi aceita como a média de três medidas. A espessura média total da cartilagem tragal foi 0,693±0,094mm no sexo masculino e 0,687±0,058mm no sexo feminino. Que seja de nosso conhecimento, o presente estudo é o primeiro estudo de mensuração da espessura da cartilagem tragal na timpanoplastia pediátrica.2

O Dr. Zheng‐cai Lou aponta que “revisão retrospectiva” e “alocação aleatória” sejam coisas contraditórias, comenta sobre o desenho de nosso estudo. A observação está correta. Mas, na discussão, a explicação dessa condição foi colocada em destaque. Honestamente, não há consenso sobre a seleção de materiais de enxerto para timpanoplastias; depende inteiramente da experiência e das preferências do cirurgião. Em nossa clínica, a seleção de materiais de enxerto para timpanoplastias pediátricas depende inteiramente da experiência e preferências do cirurgião. Isso resulta em uma alocação aleatória por parte dos cirurgiões, com o uso de enxertos com fáscia do músculo temporal ou cartilagem tragal. A seleção do material de enxerto em geral não é objeto do nosso desenho de estudo. Portanto, para essa condição, não houve contradição. Imaginamos que o Dr. Lou poderia nos entender melhor após uma avaliação mais cuidadosa. Concordamos com a necessidade de futuros estudos prospectivos com controle aleatório e que um maior tamanho da amostra e maior tempo de seguimento são necessários para comparar os resultados anatômicos e funcionais entre vários tipos de cartilagem.

Em relação aos outros comentários sobre os critérios de exclusão, gostaríamos de agradecer por nos chamar a atenção sobre o fato. O tecido de granulação pode afetar o sucesso das timpanoplastias pediátricas, mas nenhum estudo relatou essa condição. Honestamente, no prontuário de nossos pacientes, não há registro a respeito de tecido de granulação em timpanoplastias pediátricas.

Embora os dados sobre a seleção de material de enxerto para timpanoplastias pediátricas continuem a aumentar, não há, por enquanto, consenso.3 No entanto, futuramente também planejamos comparar os resultados anatômicos e funcionais de vários tipos de enxerto (de pericôndrio, de fáscia, de várias cartilagens [conchal e tragal]) e diferentes espessuras de cartilagens em timpanoplastias pediátricas.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
Z. Lou.
Type 1 pediatric tympanoplasties using fascia and cartilage grafts.
Braz J Otorhinolaryngol, 83 (2017), pp. 371-372
[2]
Y. Yegin, M. Çelik, A.K. Koç, L. Küfeciler, M.S. Elbistanlı, F.T. Kayhan.
Comparison of temporalis fascia muscle and full‐thickness cartilage grafts in type 1 pediatric tympanoplasties.
Braz J Otorhinolaryngol, 82 (2016), pp. 695-701
[3]
M.M. Jalali, M. Motasaddi, A. Kouhi, S. Dabiri, R. Soleimani.
Comparison of cartilage with temporalis fascia tympanoplasty: a meta‐analysis of comparative studies.
Laryngoscope, December (2016),
[Epub ahead of print]

Como citar este artigo: Yegin Y, Çelik M. Response to the Letter to the Editor regarding “Comparison of temporalis fascia muscle and full‐thickness cartilage grafts in type 1 pediatric tympanoplasties” by Yegin et al. (BrazJ Otorhinolaryngol. 2016;82:695–701). Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:606–7.

Copyright © 2017. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.