Compartilhar
Informação da revista
Vol. 84. Núm. 1.
Páginas 132 (Janeiro - Fevereiro 2018)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 84. Núm. 1.
Páginas 132 (Janeiro - Fevereiro 2018)
Carta ao editor
Open Access
Science as momentary truth
A ciência como verdade momentânea
Visitas
5516
Leonardo Silva
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Departamento de Otorrinolaringologia, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo
Cara Editora,

Recente editorial do BJORL toca em um ponto sensível relacionado à educação médica continuada (EMC) nos dias de hoje.1 Como podemos conciliar o tempo cada vez mais escasso com a atualização médica? A produção científica volumosa, facilmente acessível e por vezes contraditória tem tornado a EMC um assunto polêmico em todo o mundo. O que estudar, como estudar e de que forma? Qual a melhor base de dados? Onde se encontra o melhor estudo? Onde encontrar a resposta certa para determinada dúvida? Como separar artigos científicos de alta qualidade de publicações medianas?

Vale lembrar que a partir de uma dúvida apenas o método científico tem o poder de conduzir o pesquisador com segurança na busca da resposta adequada. Compreender esse ponto é fundamental para que se distancie a ciência da crença, nada mais comprometedor para qualquer estudo.

Indiscutivelmente um dos maiores avanços proporcionados à organização e difusão do conhecimento médico foi o advento da medicina baseada em evidência (MBE).2 Centros de MBE em todo o mundo, entre eles o de McMaster, no Canadá, e o de Oxford, na Inglaterra, se dedicam a desenvolver ferramentas que oferecem ao médico de forma sintética e simples produções científicas com qualificação hierarquizada, permitem acesso rápido a informações relevantes e de baixo custo. Entre essas ferramentas estão as revisões sistemáticas com metanálise.

Ao acessar fontes secundárias de qualidade nos debruçamos diretamente sobre o que realmente interessa, pois a separação do joio e do trigo já foi feita. Isso não significa que estudos com nível de evidencia superior devam escapar ao crivo atento e crítico do leitor.

Críticas à MBE existem e são muitas. A ciência e a verdade, contudo, não podem ser consideradas estáticas e imutáveis e obviamente esbarram nos limites epistemológicos próprios da fase em que a evolução do conhecimento humano se encontra. Assim, podemos afirmar como exemplo que até mesmo metanálises produzidas no século XVI que atestavam o geocentrismo estavam corretas. Evidentemente que não se deve confundir a ferramenta com a obra acabada. A “verdade científica” daquele momento era desvendada pelo substrato que os dados sustentavam à época, como uma foto. Negar isso seria negar a própria evolução do conhecimento humano.

Ao compreender, valorizar e difundir a MBE, contribuíram para a eficiência dos serviços de saúde, que, em última análise, dependem diretamente da produção, transmissão e aplicação do conhecimento de qualidade.

Conflitos de interesse

O autor declara não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
F.A. Ribeiro.
The meta‐analysis.
Braz J Otorhinolaryngol, 83 (2017), pp. 497
[2]
P.E. Richardson.
David Sackett and the birth of Evidence Based Medicine. How to practice and teach EBM.
BMJ, 350 (2015), pp. h3089

Como citar este artigo: Silva L. Science as momentary truth. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:132.

Copyright © 2017. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.