Compartilhar
Informação da revista
Vol. 80. Núm. 6.
Páginas 459 (Novembro 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 80. Núm. 6.
Páginas 459 (Novembro 2014)
Open Access
Teamwork
Trabalho em equip
Visitas
4877
Fernando F. Ganançaa
a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo

Pagina nueva 1Nos mais variados âmbitos da vida cotidiana, necessitamos da ajuda de outras pessoas para que possamos realizar nossas tarefas e atingir os objetivos almejados.

Embora tenhamos tido avanços importantes nas áreas de informática, comunicação e desenvolvimento de equipamentos eletrônicos que nos auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças, nada substitui a troca de ideias e a evolução de um pensamento, de um conceito e de uma atitude quando realizadas em conjunto, entre pessoas que têm metas em comum. Nada substitui um brainstorm.

O editor de uma revista científica necessita da ajuda dos coeditores, dos editores associados, dos revisores internos e, muitas das vezes, dos revisores externos.

O autor principal de um trabalho científico, na grande maioria das vezes, conta com a colaboração valiosa dos coautores para que o resultado final seja o melhor possível.

O chefe de um serviço acadêmico, ou o responsável por uma clínica médica, precisa da participação ativa dos integrantes de sua equipe.

Um evento científico não alcançará o mesmo sucesso se não houver a participação efetiva das pessoas que atuam em cada um dos setores envolvidos.

Essa ideia de participação ativa e colaboração nas decisões do dia a dia também pode ser extrapolada para o convívio familiar, o que certamente beneficiará o relacionamento entre os familiares, proporcionando maior aproximação e trazendo mais felicidade para o lar.

Nesse tipo de relacionamento, menos centralizado, algumas “palavras de ordem” devem imperar: transparência, ética, humildade, paciência, saber ouvir, respeito, apoio, estímulo, companheirismo, disponibilidade, disposição, cumplicidade, entre tantas outras.

Por fim, gostaria de agradecer a participação ativa dos associados, dos funcionários e dos integrantes dos diversos comitês, departamentos e comissões da ABORL-CCF, sempre fundamental para que possamos adotar as melhores decisões e fazer com que nossa associação navegue no rumo certo.

Conflitos de interesse

O autor declara não haver conflitos de interesse.


Como citar este artigo: Ganança FF. Teamwork. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:459.

DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.09.004

E-mail:ffgananca@gmail.com (F.F. Ganança).

Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.