Compartilhar
Informação da revista
Vol. 80. Núm. 5.
Páginas 455-456 (Outubro 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 80. Núm. 5.
Páginas 455-456 (Outubro 2014)
Open Access
Opsoclonus-ataxia syndrome in an adolescent: an acute otitis media complication
Síndrome de opsoclonus-ataxia em adolescente: uma complicação de otite média aguda
Visitas
6215
Rafael Bispo de Souzaa, Pedro Henrique Alves do Amarala, Daniel de Sousa Michelsa, Lisiane Seguti Ferreiraa
a Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Pagina nueva Introdução

Opsoclonus é definido como uma série de movimentos oculares caóticos, involuntários, espontâneos, multidirecionais e hipercinéticos, de grande amplitude e elevada frequência (10-15Hz). Estão presentes durante a fixação e a convergência visual e mantêm-se ativos durante o sono ou o fechamento das pálpebras. Não devem ser confundidos com nistagmo adquirido, que é usualmente unidirecional e com componentes rápido e lento. Além disso, o opsoclonus difere-se do flutter ocular, pois este movimento se restringe ao plano horizontal.1

A síndrome de opsoclonus-mioclonus-ataxia (Soma) é uma entidade rara, caracterizada por opsoclonus, associado a movimentos cefálicos compensatórios, mioclonia e ataxia cerebelar, em função de provável mecanismo autoimune. A etiologia inclui causas parainfecciosas, paraneoplásicas, tóxicas e distúrbios metabólicos. Entre as causas paraneoplásicas, na infância se sobressai o neuroblastoma e, no adulto, o carcinoma de pulmão do tipo pequenas células.1,2

O objetivo deste trabalho é relatar um caso de Soma em adolescente saudável, secundário a infecção do sistema nervoso central (SNC), resultado da evolução pouco usual de otite média aguda (OMA), complicada por otomastoidite.

Apresentação do caso clínico

N.C.O., 11 anos, recebeu o diagnóstico de faringoamigdalite bacteriana e foi tratada com penicilina benzatina. Houve persistência da febre e a paciente passou a apresentar vômitos recorrentes, quando foi constatada OMA, iniciado tratamento com amoxicilina e, posteriormente, acrescentada cefuroxima. Cerca de 15 dias após o início do quadro, queixou-se de tontura e dificuldade ao caminhar, além de a mãe ter notado movimentos oculares caóticos em ambos os olhos.

Ao exame físico geral de admissão no hospital universitário, observou-se que a paciente estava em regular estado geral, irritada, com palidez cutânea, membrana timpânica abaulada e hiperemia bilateral, sem secreção em conduto auditivo externo. Não foram observadas adenomegalia, hepatoesplenomegalia ou alteração na ausculta cardíaca ou pulmonar. Ao exame físico otoneurológico, a paciente apresentava-se consciente, com movimentos oculares rápidos, frequentes, involuntários, multidirecionais (tanto horizontais quanto verticais), imprevisíveis e de forma desordenada, além de ataxia cerebelar axial (Romberg estável, Fukuda realizado com alargamento de base, ausência de dismetria ou disdiadococinesia). A rinoscopia estava normal. Não observaram-se mioclonias, sinais meníngeos ou comprometimento de pares cranianos.

O hemograma mostrou leucocitose (40.700 leucócitos), com predomínio neutrofílico (89%), sem desvio. A tomografia de crânio revelou a presença de velamento parcial bilateral de células mastóideas (fig. 1). Foi realizada punção lombar que mostrou pleocitose (18 células, com predomínio linfomonocitário), sem outros achados. A audiometria evidenciou perda auditiva, do tipo mista (neurossensorial e de condução). A ressonância magnética (RM) de crânio foi normal e toda a investigação metabólica e para agentes infecciosos, incluindo HIV, hepatite, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus (CMV), herpes e Epstein-Barr, foi negativa. Foi iniciada antibioticoterapia parenteral (ceftriaxone e oxacilina) durante 28 dias, com regressão completa dos sinais e sintomas, após esse período.

Figura 1 Tomografia computadorizada de mastoide em corte transversal. No interior dos círculos claros, visualiza-se velamento parcial bilateral de células mastoideas.

Discussão

A paciente em questão apresentou OMA e, como complicação, mastoidite bilateral, que evoluiu para encefalite no curso de apenas três semanas. Essa evolução é incomum, considerando não apenas o diagnóstico precoce nesta paciente, mas também a disponibilidade aos agentes antimicrobianos nos dias atuais.3,4

Além disso, a paciente foi trazida ao Hospital Universitário de Brasília (HUB) sem queixa de otalgia ou dor retroauricular, mas pela dificuldade de marcha, associada aos movimentos oculares, preenchendo critérios para a síndrome ataxia-opsoclonus.1,2 A associação desses sintomas com OMA só foi possível após constatação de otomastoidite complicada por encefalite, o que justificou os achados encontrados. Alguns pacientes podem apresentar sintomas neurológicos como complicação de otomastoidite, porém o achado de Soma não é habitual.4 A riqueza dos dados semiológicos, no diagnóstico diferencial dos movimentos oculares, e a raridade desta condição, que prevalece em crianças menores, tornam este caso peculiar.2

Como havia evidências clinicolaboratoriais de infecção bacteriana associada à boa resposta com antibióticos, dispensou-se o uso de agentes anti-inflamatórios e imunossupressores, geralmente utilizados no manejo terapêutico de Soma. Tais achados demonstram que não há uma regra definitiva para tratamento desses casos e, considerando as diversas etiologias, a conduta deve ser escolhida de acordo com as peculiaridades de cada paciente.5,6

O pronto-diagnóstico neste caso, em particular, favoreceu a boa evolução clínica e dispensou a realização de métodos complementares de elevado custo e que seriam desnecessários, porém habitualmente utilizados na elucidação diagnóstica de pacientes com Soma. No retorno ao ambulatório após 30 e 90 dias, a paciente apresentava-se assintomática e com exame neurológico completamente normal.

Considerações finais

A raridade deste caso de Soma, que ocorreu após otite média aguda, e a evolução favorável, enfatizam a importância da anamnese detalhada e de um cuidadoso exame clínico no direcionamento das estratégias de investigação e terapêutica.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.


Recebido em 22 de janeiro de 2013;

aceito em 27 de março de 2013

DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.027

Como citar este artigo: de Souza RB, do Amaral PH, Michaels DS, Ferreira LS. Opsoclonus-ataxia syndrome in an adolescent: an acute otitis media complication. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:455-6.

* Autor para correspondência.

E-mail:lisianeseguti@gmail.com (L.S. Ferreira).

Bibliografia
[1]
The Opsoclonus-myoclonus Syndrome. Pract Neurol. 2011;11:160-6.
[2]
Acute cerebelar ataxia, acute cerebellitis and opsoclonus-myoclonus syndrome. J Child Neurol. 2012;27:1482-8.
[3]
Pediatric acute otitis media: the case for delayed antibiotic treatment. J Emerg Med. 2007;32:279-84.
[4]
Decisions regarding intracranial complications from acute mastoiditis in children. Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg. 2011;19:478-85.
[5]
Parainfectious opsoclonusmyoclonus syndrome: high dose intravenous immunoglobulins are effective. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2003;74:277-82.
[6]
Outcome and prognostic features in opsoclonus-myoclonus syndrome from infancy to adult life. Pediatrics. 2011;128:e388-94.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.