Compartilhar
Informação da revista
Vol. 80. Núm. 1.
Páginas 92-93 (Janeiro 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 80. Núm. 1.
Páginas 92-93 (Janeiro 2014)
Open Access
Otomastoidite tuberculosa em lúpico
Tuberculous otomastoiditis in patient with lupus
Visitas
13823
Simone Callefi Hirataa, Jeferson Cedaro de Mendonçaa, Ana Cristina M. Gurgela, Marcus Vinicius Petrucoa
a Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Introdução

Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica inflamatória autoimune cujo tratamento com corticoide e imunossupressor contribui para infecção oportunista pelo Mycobacterium tuberculosis.1,2 Na literatura, a tuberculose em lúpicos predomina na forma extrapulmonar.1 Essa bactéria pode acometer a orelha média pela tuba auditiva ou por via externa, por perfuração timpânica.3,4 A otite média tuberculosa (OMT) é rara, representando 0,05 a 0,9% da otite média crônica,4,5 embora em lúpicos seja significativamente mais comum (3,6% a 11,6%).2 A tríade clínica de OMT é otorreia indolor, perfuração de membrana timpânica e paralisia facial periférica, podendo manifestar otalgia.4 O diagnóstico tardio de OMT é comum, estando associado a complicações como mastoidite e hipoacusia.3 Este relato apresenta um caso de otomastoidite tuberculosa em adulta com LESs.

Apresentação do caso

ILS, 44, feminina, do lar, queixava-se de plenitude súbita em orelha esquerda há um ano, seguida de otorreia diária, serossanguinolenta a mucopurulenta, com perda progressiva da audição e zumbido. Negava otorreia prévia, vertigem ou contato com tuberculoso. Tratamento prévio com amoxacilina/clavulanato, ciprofloxacina, e gentamicina/betametasona tópico. Portadora de lúpus, controlado com prednisona 10 mg/dia. Apresentava-se sem linfonodomegalia cervical, cavidade oral, faringe e rinoscopia normais, VII par normal. Otoscopia direita normal; esquerda com secreção mucosa, massa esbranquiçada no fundo do canal. Exames laboratoriais normais. Tomografia computadorizada: mastoides pneumatizadas, esquerda velada sem erosões. Audiometria: perda mista moderada ipsilateral. Suspeitou-se de otite média crônica supurativa (OMCS). Realizada timpanomastoidectomia, foram achados: tecido esbranquiçado friável em mastoide e orelha média, sem colesteatoma, erosão da bigorna, estribam mal-identificados. Realizada limpeza da mastoide, coleta de material e enxerto de fáscia. Ossiculoplastia para segundo tempo.

Evoluiu com zumbido, deiscência progressiva da incisão, otorreia e paresia facial (recuperada em três semanas). Iniciou-se azatioprina e prednisona 40 mg. Dois meses depois a mastoide estava totalmente exposta (fig. 1). Suspeitou-se de tuberculose. O material coletado na cirurgia foi insuficiente para diagnóstico. Apresentou PPD não reator e raio-X torácico normal. Realizada biópsia pela incisão deiscente, que constatou extensa reação granulomatosa com células epitelioides e células gigantes multi-nucleadas com áreas focais necróticas. Pesquisa de fungos e BAAR negativas. Com esses dados optou-se pelo início de esquema antituberculose: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses, seguido de rifampicina e isoniazida por sete meses.6 Após 30 dias já houve melhora da cicatrização (Fig. 1). Após três meses a incisão estava fechada.

Figura 1. Incisão retroauricular deiscente. À esquerda, aspecto após 80 dias da cirurgia; à direita, 30 dias após início do tratamento para tuberculose mostrando melhora da cicatrização.

Um ano após permanecia zumbido, otorreia discreta e perfuração timpânica. Audiometria revelou piora em frequências agudas, ausentando-se em 6 e 8 kHz, mantendo os demais limiares.

Discussão

A raridade dos relatos de OMT retarda o diagnóstico.3-5 Neste caso, a investigação foi motivada pela evolução desfavorável (deiscência da incisão). A apresentação clínica inicial simulou OMCS com evolução mais agressiva, que foi atribuída ao uso de corticoide e ao lúpus.1,2 Talvez o conhecimento prévio de que a OMT em lúpicos é muito mais comum que na população geral2 levasse à investigação enfática dessa patologia e maior ponderação na indicação cirúrgica. entretanto, é difícil dizer se o diagnóstico seria confirmado sem a cirurgia, pela maior dificuldade em se coletar material expressivo. Mesmo com a coleta de material abundante pela incisão deiscente o diagnóstico definitivo não foi possível, o que é compatível com a literatura que aponta dificuldade no diagnóstico etiológico,3,5 vindo a se confirmar somente pela pronta melhora da evolução após o início da medicação antituberculosa. Outro aspecto a ser comentado é a imagem tomográfica, que revelou pneumatização normal da mastoide, não esperada em casos de OMCS, devendo alertar o médico a possibilidades diagnósticas mais raras.3

Considerações finais

Condições imunossupressoras, como lúpus e outras doenças autoimunes, assim como o uso de corticoide, associadas ao comportamento atípico das otites ou outras infecções otorrinolaringológicas, devem alertar o médico para infecções específicas, dentre elas, a tuberculose.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.


Recebido em 28 de agosto de 2012;

aceito em 23 de março de 2013

DOI se refere ao artigo: 10.5935/1808-8694.20140019

Como citar este artigo: Hirata SC, Mendonça JC, Gurgel ACM, Petruco MV. Tuberculous ostomastoiditis in patient with lupus. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:92-3.

* Autor para correspondência.

E-mail: s_callefihirata@hotmail.com (S. Hirata).

Bibliografia
[1]
Associação entre lúpus eritematoso sistêmico e tuberculose - revisão crítica. Rev Port Pneumol. 2008;14:843-55.
[2]
Lúpus eritematoso sistêmico e tuberculose renal: descrição de nove casos. Rev Bras Reumatol. 2008;48:2-6.
[3]
Otite média tuberculosa. Braz J Otorhinolaryngol. 2003;69:829-37.
[4]
Tuber-culose de orelha, doença profissional? Braz J Otorhinolaryngol. 2008;74:621-7.
[5]
Otomastoiditis tuberculosa: a propósito de un caso. Rev Chil Enf Respir. 2011;27:43-8.
[6]
Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Nota técnica sobre as mudanças no tratamento da tuberculose no Brasil para adultos e adolescentes, 2009. Available from: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ nota_tecnica_versao_28_de_agosto_v_5.pdf.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.