Compartilhar
Informação da revista
Vol. 80. Núm. 3.
Páginas 189-190 (Maio 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 80. Núm. 3.
Páginas 189-190 (Maio 2014)
Open Access
Termo de consentimento versus relação médico-paciente
Consent form versus doctor - patient relationship
Visitas
4395
OtÁvio Marambaia dos Santosa
a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA, Brasil Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), Salvador, BA, Brasil Comissão Ética, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo

Pagina nueva 1Em um passado não muito distante, a pessoa mais importante na relação médico-paciente era o médico. Este detinha total controle das ações e o paciente era completamente dependente e submisso: o médico "sabia o que era o melhor" para o doente. Essa situação mudou radicalmente. O princípio da autonomia impôs ao médico respeitar as decisões do paciente sobre o seu corpo e seu tratamento, e as leis desses novos tempos põem essa visão bioética no rol das leis básicas do respeito aos direitos da pessoa humana. A assimetria da relação, embora ainda desigual, adquiriu maior equilíbrio. Nós, médicos, ainda estamos aprendendo a conviver com tais mudanças de paradigmas, e a saída para evitar e minimizar os conflitos parece indicar a busca de meios para melhorar a relação médico- paciente.

A realidade dos nossos dias é que essa relação se esgarçou e precisa ser refeita levando-se em conta os fatos acima e, também, que o saber médico-científico não é mais exclusividade do médico. A informação está disseminada e com fontes de fácil acesso, propiciando ao paciente saber até de coisas que o seu médico ainda não sabe. Minimizar ou desprezar essa realidade, mesmo reconhecendo que muitas das fontes consultadas carecem de credibilidade ou pureza científica, não resolve. O fato é que, no mínimo, o paciente traz perguntas e questionamentos que antes eram impensáveis. É preciso lidar com essa nova situação de modo maduro e sensato. Esse é o desafio desta nova era.

O poder do médico reduziu-se para respeitar a autonomia do doente, de modo que as decisões sejam tomadas a dois. Desse modo, a visão paternalista-autoritária do passado teve de ser substituída pelo consentimento esclarecido e informado da pessoa a ser cuidada. Este não pode ser transformado em um mero documento com termos técnicos para que o médico se proteja juridicamente (o que não protege de fato), mas precisa ensejar a discussão dialética na busca da clareza e da solidariedade do paciente em todas as fases do seu tratamento.

Os maus resultados que antes eram tidos como algo natural ("Lamento, não deu certo...") não são mais aceitos passivamente e têm entulhado os Conselhos de Medicina e as varas da Justiça cível e penal. O diálogo e a construção de uma comunicação nítida entre o médico e o seu paciente poderiam evitar em muito a ida aos tribunais e aos conselhos. Registros do CREMEB (Conselho Regional de Medicina da Bahia) indicam que quintuplicaram as denúncias contra médicos, se comparados os períodos 1996/2000 e 2001/2005. Números mais recentes não são animadores.

Os maiores problemas a serem superados para uma adequada relação médico-paciente são a comunicação imperfeita ou bloqueada e uma formação médica que precisa ser repensada. Aprende-se durante o curso médico a olhar o doente e nele reconhecer os sinais que as doenças emitem, mas não se aprende a ouvi-lo. Usamos os nossos sentidos para pesquisar os sinais e sintomas das doenças até chegarmos a uma conclusão diagnóstica, porém, infelizmente, não desenvolvemos uma boa conversação com as pessoas sob nossos cuidados. Nos salva nesta fase do aprendizado a insegurança do conhecimento que nos impõe ficar mais tempo com os pacientes. Se um pouco da nossa demora do acadêmico pudesse persistir junto com uma curiosidade crescente pelo que aflige o paciente, talvez tivéssemos maior sucesso e menos processos.

Ao que parece, no entanto, após ter aprendido o método propedêutico, o médico passa a minimizar o que os pacientes verbalizam ou manifestam de diversas formas. Se esquecem de ouvi-los, vê-los e, pasmem, tocá-los! Assim, perdem a oportunidade crucial de ter acesso ao mais íntimo de cada um deles por não poderem despender algum tempo para conhecê-los e saber mais de suas "circunstâncias". Às vezes, pouco se fala e muito menos se ouve. Quanto de esforços terapêuticos é desperdiçado por não se compreender a realidade de vida dos pacientes?

Devemos oferecer tratamento compassivo e amistoso, tratar o indivíduo pelo seu nome, reconhecê-lo e não a doença que porta, considerá-lo naquilo que faz profissionalmente e, acima de tudo, dar-lhe a oportunidade de manifestar-se sobre a repercussão da doença em sua vida. Um antigo aforisma diz que "a maior dor é aquela que a gente sente". Daí não ser correto dizer que a rinite, por exemplo, é uma doença insignificante para alguém que, trabalhando com o público, tem de ficar coçando e limpando o nariz a todo o momento.

"O que o senhor faz?" Esta é uma pergunta básica para entender o peso que a moléstia tem sobre a vida de quem está sob nossos cuidados. O conhecimento da atividade profissional e de vida do paciente não deve ser um mero dado para a epidemiologia da doença. Deve servir para a avaliação de todas as consequências do mal que o aflige e aos que o cercam.

O termo de Consentimento "Livre e Esclarecido" não resolve os problemas de uma relação médico-paciente ruim, e por isso o médico precisa aprender a se comunicar melhor para estabelecer uma adequada relação. Agindo assim, construirá pontes e fortalecerá a confiança entre o assistente e o assistido; abrirá as portas do coração e da alma do doente permitindo maior alcance da terapêutica, minimizando a repercussão de eventuais resultados indesejados e, quando não mais houver possibilidades de sucesso no tratamento, permitirá que o médico atue na quinta-essência da condição médica: ser ele próprio, se não mais de cura, um agente de conforto e segurança para o seu paciente.

Quando o profissional consegue esta condição torna-se pouco significante um documento assinado e juramentado. O médico terá conseguido cuidar da pessoa sob sua assistência, tendo dela, e de todos, o reconhecimento.


DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.007

Como citar este artigo: Santos OM. Consent form versus doctor - patient relationship. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:189-90.

* Autor para correspondência.

E-mail: otaviomarambaia@hotmail.com (O.M. Santos).

Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.